segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tarifa de energia do Brasil está entre as mais baratas do mundo.


Redução de 20% se deve à medida do governo que retirou encargos setoriais da tarifa elétrica. Conta do brasileiro fica atrás apenas das de Estados Unidos, França e Finlândia.

A tarifa de energia elétrica do Brasil está entre as mais baratas e competitivas do mundo, conforme um estudo comparativo da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). De acordo com o estudo, divulgado nesta sexta-feira (13), em Brasília, o País passou a ter a quarta menor conta de luz residencial entre os 18 países pesquisados, como resultado da Medida Provisória 579, que em 2012 reduziu os encargos setoriais da tarifa de energia elétrica. 
Com isso, os consumidores brasileiros estão gastando menos com a conta de luz, conforme o estudo, que credita o resultado à prorrogação das concessões de geração e transmissão, que reduziu os encargos setoriais da tarifa de energia elétrica em 20%, em média.
Com a revisão tarifária extraordinária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em janeiro deste ano, houve uma redução significativa dos valores, de modo que o preço da conta de luz dos brasileiros passou a ser uma das menores, afirma a associação.
No caso dos consumidores residenciais dos 18 países pesquisados – incluindo o Brasil –a tarifa nacional, que era a 12ª em 2012, passou à quarta posição no ranking dos menores valores de mercado. Hoje, segundo o estudo, a conta de energia do brasileiro fica atrás apenas das praticadas nos Estados Unidos, na França e na Finlândia.
Indústria
A tarifa industrial de usuários da média tensão, sem impostos, também sofreu os efeitos da MP 579 e da revisão extraordinária da Aneel, que permitiu ao setor produtivo reduzir custos com a energia elétrica e tornar o segmento mais competitivo.
Na comparação entre os países, a tarifa industrial brasileira,em 2012, era 14ª colocada e, com a mudança, avançou sete colocações, passando a ser a oitava mais barata.
ESTUDO 
Nessa edição, o levantamento feito pela Abradee analisa, especialmente,o efeito da Revisão Tarifária Extraordinária, realizada em janeiro de 2013, em função da Medida Provisória 579/2012.
A associação realiza periodicamente estudos de comparação internacional de tarifas de energia elétrica para averiguar o grau de tributação incidente sobre esse serviço, relacionar efeitos sobre o orçamento familiar e a competitividade industrial, e compreender as principais questões que influenciam na diferenciação de tarifas entre os países selecionados, bem como entre as regiões brasileiras.
Como referência, a Abradee utilizou informações no Ano Base de 2012, oriundas da Aneel, EuroStat (provedor de informações estatísticas da Comunidade Europeia) e da Agência Internacional de Energia.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Abradee

Nenhum comentário:

Postar um comentário