domingo, 11 de dezembro de 2011

Sem Lei dos Meios de Comunicação,PIG engorda no Paraná.

O Grupo Paranaense de Comunicação (GRP Com),proprietário da Gazeta do Povo e das emissoras afiliadas à TV Globo,adquiriu os jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná.


O negócio teria sido fechado entre 8 e 15 milhões de reais e também incluiu o portal de notícias Paraná-Online.


A Tribuna do Paraná tem as mesmas características do extinto Notícias Populares,de São Paulo,que abordava violência e futebol na Capital.Segundo consta, é o jornal de maior vendagem nas bancas.


O Estado do Paraná,depois e 60 anos,teve sua edição impressa extinta.O jornal existe somente na versão eletrônica e é publicado no portal Paraná-Online-também comprado pelo GRP Com.


Os veículos pertenciam até então ao empresário e ex-governador do estado Paulo Pimentel,de 83 anos.O negócio compreende a operação dos três veículos,além do maquinário de impressão e o mobiliário das empresas.


Em 2007,Pimentel vendeu ao apresentador Carlos Massa,o Ratinho,quatro emissoras afiliadas ao SBT ao preço de R$ 70 milhões.


A compra efetuada ontem pelo grupo GRP Com significa que foi dado um importante passo para a formação de um espetacular monopólio de mídia no Paraná.


A concentração da propriedade dos meios de comunicação de massa possibilita a ditadura da informação,a verdade e o pensamento únicos,a ausência do contraditório,enfim,representa um duro golpe na democracia.


Todos nós sabemos que os donos da mídia têm suas preferências políticas e muitas vezes seus veículos atuam como verdadeiros partidos sem,no entanto,estarem registrados na Justiça Eleitoral.Fingem uma imparcialidade que não existe.


Além das tevês abertas e fechadas,jornais,portais,o GRP Com possui emissoras de rádio AM e FM em todos os quadrantes do Paraná.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário