sábado, 10 de agosto de 2013

Encontrada passagem secreta da Catedral ao estádio Willie Davids.


Estádio Willie Davids com vista para a catedral
No último final de semana, algumas crianças e adolescentes passaram pela segurança administrativa da Catedral Basílica Menor de Maringá e se aventuraram pelo seu interior. Em seu subsolo, os jovens encontraram uma passagem secreta, escondida atrás de um grande armário de livros.
Alçapão do túnel na entrada do estádio
A passagem é um túnel reto de 1,2 Km, com 50 m de profundidade, que passa por baixo da praça da Catedral, atravessando a Av. Tiradentes e a Av. 15 de Novembro. Em seguida, ela passa por baixo da calçada central da Av. Getúlio Vargas, cruza a Av. Brasil, assim como a Av. João Paulino Vieira Filho e a Av. Prudente de Morais, até chegar à entrada do estádio, onde ela acaba num alçapão.
Escada de acesso ao túnel pela catedral
No meio do caminho, o túnel ainda se comunica com um outro túnel que leva à biblioteca da prefeitura do município, paralelo à Av. 15 de Novembro.
Willie Davids na década de 60
Ainda não se sabe a razão pela qual o túnel foi construído, e porque ele só foi descoberto agora. Padre Romeu, chefe administrativo da Catedral de Maringá, diz que nunca teve conhecimento sobre essa passagem secreta e que isso nunca havia sido relatado.
Biblioteca da prefeitura
Não existem registros da sua construção. Acredita-se que ele existe desde a década de 60, quando nasceu o grêmio esportivo de Maringá (1961).
Funcionários da prefeitura e do estádio estão sendo interrogados em busca de relatos sobre sua construção. O túnel será avaliado por engenheiros civis e, após alguns reparos como reforços estruturais e iluminação, será permitida a visitação pela comunidade.
Visão interna do túnel
É possível que nele, sejam colocados porta-retratos dos prefeitos e vice prefeitos da cidade, assim como dos bispos e padres que já regeram a catedral, e o histórico de times de futebol da cidade e suas respectivas vitórias.
Caminho do túnel no mapa
“O túnel será um dos grandes pontos turísticos da cidade”, diz o prefeito.
Os jovens que descobriram o túnel foram exortadas quanto ao ato de invasão e violação de local proibido e perigoso. Três deles terão que prestar trabalhos comunitários em escolas da cidade. Contudo, todos eles foram elogiados por compartilharem a descoberta com as autoridades responsáveis.

via Andre Mendes

3 comentários:

  1. LONGE DE MIM QUERER SER PROFETA.

    MAS OS TÚNEIS EMBAIXO DE CADA CATEDRAL EM BREVE ESTARÃO MUITO MOVIMENTADOS NO SENTIDO DA FUGA.
    EMBORA ESSA FUGA SEJA ILUSÓRIA, DIANTE DA LIMITAÇÃO IMPOSTA A ELES PELO UNIVERSO.

    ResponderExcluir
  2. http://noamazonaseassim.com.br/a-lenda-da-cobra-grande-debaixo-da-catedral-de-itacoatiara/

    ResponderExcluir