quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nova Zelândia legaliza casamento gay.


Atualizado em  17 de abril, 2013 - 11:06 (Brasília) 14:06 GMT
Casamento gay na Nova Zelândia | Foto: Getty
Casais homossexuais comemoraram aprovação do casamento gay no Parlamento da Nova Zelândia
O Parlamento da Nova Zelândia aprovou nesta quarta-feira o casamento gay, tornando-se o primeiro país da região da Ásia e do Pacífico onde casais do mesmo sexo podem se casar legalmente.
A lei foi aprovada por uma ampla maioria, 77 votos a favor e 44 contra, apesar da oposição de líderes religiosos do país.
Pesquisas de opinião mostram que 70% da população da Nova Zelândia sejam a favor da nova lei.
O país descriminalizou a homossexualidade em 1986 e legalizou as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em 2005.
A Nova Zelândia tornou-se assim o 13º país do mundo a permitir o casamento gay. Na lista estão a Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Argentina e Uruguai.
Na Grã-Bretanha e na França, parlamentares já votaram a favor, mas os projetos ainda não se transformaram em lei. No Brasil, em 2011, o Supremo Tribunal Federal legalizou as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, e em março deste ano São Paulo tornou-se o primeiro Estado em que o casamento civil pode ser feito diretamente, sem a necessidade de uma união estável prévia.
A medida eliminou o risco de que o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo seja negado pela Justiça.
Na Austrália, país vizinho à Nova Zelândia e com história e identidade cultural muito semelhantes, a grande maioria dos parlamentares votou contra o casamento gay no mês de setembro, embora alguns Estados permitam a união civil.

da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário