segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tribunal da Ditadura Militar em Curitiba (1969).


Julgamento em 1969 de líderes estudantis que foram presos na “Chácara do Alemão”, no bairro do Boqueirão, em Curitiba no mês de dezembro de 1968. Na época, eles participavam de um congresso regional da UNE – União Nacional dos Estudantes, que era uma atividade realizada com o propósito de continuar as discussões do XXX Congresso da UNE em Ibiúna-SP, interrompido pela polícia em ação repressora, que resultou na prisão de mais de 700 estudantes em outubro de 1968.
O vídeo é um documento importante daquele período tenebroso da história do País. A imagem é de baixa qualidade, pois já foi copiada e copiada diversas vezes, passou por inúmeras transformações desde a matriz original, não possui som de boa qualidade, mas sobreviveu estes anos todos para assim mesmo contar sua história e revelar fatos. É, no mínimo, um registro válido do que não pode permanecer calado ou esquecido, sob pena de ser repetido. Tentativas no submundo da atucanada política paranaense não faltam com essa má intenção à espreita!

                                                     


EM TEMPO
O companheiro Vitório Sorotiuk enviou mensagem para o Blog Lado B, na qual cita os nomes dos estudantes julgados e também lembra que o vídeo tem dois momentos: o julgamento de 15 estudantes em quartel na Praça Rui Barbosa em março de 1969 e outro momento deles no Presídio do Ahú em dezembro de 1968:
“Pela ordem da denúncia: Antônio João Mânfio, Vitório Sorotiuk, Charles Champion Junior (faleceu este ano), Mauro Daisson Otero Goulart (falecido há 10 anos), Dacio Villar, Celso Mauro Paciornik, Berto Luiz Curvo, Helio Urnau, Marco Apolo dos Santos Silva, João Bonifácio Cabral Junior, Iran Vieira Dias (nome verdadeiro João de Paulo do Ceará), Marco Antonio Nascimento Pereira, Elisabeth Franco Fortes, Judith Maria Barbosa e Mario Oba.
O filme mostra dois momentos. 1) O julgamento de 15 estudantes elencados acima em 24 de março de 1969 na Auditoria da 5.ª Região Militar localizada então na Praça Rui Barbosa e a outra no Presídio do Ahu em data de 17 de Dezembro de 1968 – após a Prisão na Chacará do Alemão” (citação extraída da mensagem de Vitório Sorotiuk).

via Blog LadoB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário